Como Restaurar um Móvel Antigo – Passo a Passo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Transforme o velho em novo.

Eu sou fascinada por qualquer móvel antigo, quer me deixar feliz me chame para ir numa loja de móveis usados, acontece que eu adoro usar transformar, e quando o assunto é restaurar, eu topo na hora. Isso sem contar que qualquer móvel antigo deixa a decoração um luxo.

Nesse post, vou ensinar a vocês, como restaurei um guarda roupinha antigo que ganhei de uma amiga. Bem na época que ganhei, estava decorando o quarto da minha filha, então era o tempo todo pensando em deixar o quartinho bonito.

Chega de papo, vamos ao que mais interessa….

Aprenda aqui como restaurar um móvel antigo nas dicas a seguir:

 

guarda

  • O acabamento dos móveis antigos, são com muito verniz, e para a tinta aderir a madeira é necessário remover praticamente toda a camada de verniz. Para a remoção eu usei  o removedor Maxx Rubber, ele é pastoso e contém ácido, ou seja; é muito importante usar uma luva. Você o encontra em qualquer loja de material de construção, na época paguei cerca de R$ 25,00.

 

  • Pode passar o produto usando um pincel largo ou  uma trincha em todo o móvel. Aguarde 30 minutos para o produto agir.

s20101005zc

 

  • Depois dos 30 minutos com o produto agindo, você vai observar que a camada do verniz levanta uma película, para facilitar a remoção, utilize uma espátula pão duro. Feito isso, só lixar o móvel para deixar a superfiície bem lisa.

Pronto!!! Todo o verniz foi retirado certo? Hora de prepararmos a madeira para receber a tinta.

  • Por se tratar de um móvel de madeira, é importante selar peça. A função do produto é fechar os poros da madeira , ajudando a conservar e também a preparar a superfície para receber a tinta. Com esse produto, dá até para economizar tinta. Deixe a seladora secando de um dia para o outro.

seladora

  • Móvel seco, é hora de lixar novamente. Pode usar uma lixa 120. O importante é a peça ficar bem lisa, pois você irá passar novamente o produto e deixá-lo por mais um dia.
  • Já estamos com meio caminhado andado, é hora de decidir a cor que você deseja pintar seu móvel de madeira, eu optei por usar a Tinta Acrílica (para madeira) Látex Flor de Lótus da Suvinil 900ml, ela é a base de água, alguns tons são necessários mandar fazer, esse processo é feito na Casa de Tintas, eles batem na hora.
  • Escolha seu pincel mais macio, para evitar deixar marcas. Passei 3 demãos de tinta, e apenas no final eu utilizei a lixa 320 para acabamento. O móvel ficou bem lisinho e lindo .

Qual verniz devo usar?

Eu utilizei o verniz Spray da linha Artesanal da Corfix, custa em média R$ 20,00, é muito prático quando se tem habilidade.

Se você estiver insegura, utilize algum verniz acrílico a base de água, e passe com o pincel mais macio que tiver.

depois

Viu como é fácil restaurar um móvel antigo? Deixe seu comentário, ou duvidas que será um prazer poder ajudar.

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×